Manual

Abaixo você encontrará todos detalhes de configuração do Gate Keeper, confira as informações e caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato pelo formulário.

Índice

Primeira configuração

A primeira coisa a fazer quando você pegar o dispositivo será colocar ele em uma rede Wifi 2.4 Ghz. Para isso basta ligar ele em um cabo USB C aguardar cerca de 60 segundos e conectar com a rede "GateKeeper" de seu celular, e depois acessar o endereço http://gatekeeper.local ou http://192.168.4.1 para entrar com o nome de sua rede e suas credenciais de conexão.

Configurando intervalo de notificações

Você precisará configurar de quanto em quanto tempo você irá receber as notificações de que o portão está aberto. Por exemplo, você pode escolher ser notificado de 5 em 5 minutos e quando ativado a função soneca, retornar a avisar depois de 60 minutos. Ainda poderá escolher por receber as notificações sempre que o portão for aberto ou fechado.

Integração com Telegram

Ao criar seu Bot e configurar as credenciais no dispositivo, você poderá mandar mensagens diretamente para o Bot ou então colocar ele em um grupo e poder compartilhar esse grupo com todas as pessoas que você deseja que receba as notificações de status do portão conforme você configurou na sessão de tempo de notificações.

Integração com Centrais de Automação Residencial

Caso você deseje fazer a integração com sua central de automação residencial, você poderá configurar o dispositivo para se conectar a um servidor MQTT, dessa forma todos os estados do portão serão publicados em um tópico e permitirá que você integre por exemplo com a Alexa ou mesmo com o Google Home.

Fluxo de Notificações

Confira o fluxograma mostrando como o Gate Keeper executa o envio das notificações para o Telegram e para as centrais de Automação Residencial em cada um dos modos de operação:

Configurações iniciais

Ao ligar seu dispositivo via USB pela primeira vez, será necessário acessar ele por um outro dispositivo com Wifi, podendo ser um computador/notebook ou até mesmo o seu celular. Na primeira vez que o dispositivo for ligado, ele irá criar uma rede Wifi com o nome GateKeeper (imagem abaixo)

Faça a conexão com a rede GateKeeper utilizando a senha 12345678. Você automaticamente será redirecionado para a página inicial do dispositivo. Caso isso não ocorra, abra o navegador e aponte o browser para o endereço http://gatekeeper.local ou http://192.168.4.1 para acessar a página. Você então verá a página abaixo.

Clique na opção Configurações para ter acesso a página onde será informado suas credenciais de Wifi:

Nessa tela temos todos os itens necessários para a configuração do Gate Keeper, vamos no primeiro momento nos atentar apenas com a sessão "System Configuration"
Thing Name - Nome do dispositivo
Esse nome será usado para acessar o dispositivo via navegador. http://nomedodispositivo.local, se houver configuração do MQTT será o tópico onde será publicado os estados do portão.
Ap password - Senha de acesso (modo AP)
Essa senha será usada para acessar o dispositivo em modo AP (30 primeiros segundos quando o dispositivo é iniciado/resetado). Senha também usada para acesso a área de configuração do dispositivo quando conectado a uma rede Wifi.
WiFi SSID: Nome do Wifi
Nome da rede wifi que o dispositivo irá se conectar – Necessário ser uma rede 2.4Ghz
WiFi password: Senha do Wifi
Senha do wifi ao qual o dispositivo irá se conectar.
Startup delay
Quanto tempo o dispositivo irá “aguardar” no modo AP, antes de tentar conectar com o wifi configurado.

Uma vez configurado, você já pode salvar a página. (Não precisa fazer o preenchimento dos demais itens nesse momento);.

Ao salvar, o dispositivo irá gravar as informações em sua memória interna e exibir uma página de aviso mostrando que as configurações foram salvas.

Agora basta reiniciar o dispositivo para que ele se conecte a rede Wifi cadastrada anteriormente. Para fazer isso basta voltar a a página (2 vezes) até a página inicial e clicar no item Reset

Se as credenciais estiverem validas, seu dispositivo irá dentro de 3 minutos se conectar automaticamente a sua rede local, dessa forma você poderá mudar seu dispositivo de configuração (computador/notebook/celular) para a mesma rede configurada, e então acessar o endereço http://nomedodispositivo.local onde nomedodispositivo é o nome que você informou na configuração anteriormente. OBS: Caso seu dispositivo/computador não conseguir resolver o endereço, você poderá olhar nas configurações do seu roteador qual foi o IP atribuido para o Gate Keeper

Você poderá visualizar novamente a página do Gate Keeper e então clicando em configuração você deverá preencher as outras informações para a configuração do dispositivo.

Configurações do Telegram

ID do Bot do Telegram: ID dada pelo BotFather para o seu bot
ID que será usado pelo bot para se identificar no telegram. Explicação de como obter esse ID mais abaixo
ID do usuário ou canal que receberá as notificações: ID do usuário ou do grupo que o bot irá “responder”
ID que será usado pelo bot para enviar mensagem, ou o Grupo (canal) em que o bot ficará “escutando” as mensagens.

Para fazer a configuração necessária, você precisará criar um ID de Bot para seu dispositivo Gate Keeper, adicione o contato chamado "BotFather" no seu telegram.

A criação de um Bot para Telegram é feito enviando comandos para esse bot chamado BotFather, para iniciar mande uma mensagem com o comandos /start (se houver um botão "Iniciar", basta clicar nele)

Clicando no botão "Menu" procure por "create a new bot", clique nessa opção, o Bot irá respoder com uma mensagem, você deverá informar as informações solicitadas por ele.

Alright, a new bot. How are we going to call it? Please choose a name for your bot.
Certo, novo bot. Como você vai chamar ele Por favor escolha um nome para seu bot.
Aqui você deve dar um nome para seu bot
Good. Now let's choose a username for your bot. It must end in `bot`. Like this, for example: TetrisBot or tetris_bot.
Bom. Agora vamos escolher um nome de usuário para seu bot. Ele precisa terminar com ‘bot’. Como por exemplo TetrisBot ou tetris_bot
Caso já exista um bot no telegram com esse nome ele irá responder assim:
Sorry, this username is already taken. Please try something different.
Desculpe, esse nome de usuário já foi pego. Por favor tente algo diferente.
E quando não existir, o bot será criado e você terá uma mensagem como a mensagem abaixo:
Done! Congratulations on your new bot. You will find it at t.me/NomeDoBot_Bot. You can now add a description, about section and profile picture for your bot, see /help for a list of commands. By the way, when you've finished creating your cool bot, ping our Bot Support if you want a better username for it. Just make sure the bot is fully operational before you do this.

Use this token to access the HTTP API: 9999999999:AAAAAA-BBbbbBbbBbbBbbbBBBbBbbBBbBBb

Keep your token secure and store it safely, it can be used by anyone to control your bot…
Feito! Felicitações sobre seu novo bot. Você pode encontrar ele em t.me/NomeDoBot_Bot, Você pode agora adicionar uma descrição, uma sessão “sobre" e uma foto de perfil para seu bot, veja /help para a lista de comandos. Todavia, quando você terminar de configurar o seu bot legal, chame nosso Bot de Suporte se você quer um nome melhor para ele. Só tenha certeza que o bot está totalmente operacional antes de você fazer isso.

Use esse token para acessar a HTTP API: 9999999999:AAAAAA-BBbbbBbbBbbBbbbBBBbBbbBBbBBb

Mantenha seu token seguro e guardado com segurança. Ele pode ser usado por qualquer um para controlar seu bot…
O ID que devemos preencher na chave ID do Bot do Telegram na configuração é exatamente o que está destacado em negrito nas mensagens.

Agora vamos recuperar o ID do usuário para qual será mandado as notificações:

Assim como fizemos anteriormente, precisaremos adicionar um novo contato no telegram chamado IDBot:

Para pegar o ID do seu usuário, basta adicionar no seu telegram o Bot chamado IDBot, e mandar o comando /getid e ele responderá com a seguinte mensagem:

Your own ID is: 999999999
Seu próprio ID é: 999999999
Basta copiar esse número e colocar na chave ID do usuário ou canal que receberá as notificações (Destacado em negrito na mensagem).

Caso você queira pegar o ID de um Grupo, você precisa adicionar o IDBot nesse grupo e enviar o comando /getgroupid e então o Bot irá responder com o ID que você deverá preencher

Pra finalizar, caso você tenha optado pelo Gate Keeper enviar mensagem diretamente pra você, você só precisa adicionar o contato dele no seus contatos, para isso basta procurar na caixa de pesquisa do seu telegram o nome do bot que vocẽ deu logo nos primeiros passos na criação do bot

Já se vocẽ deseja que o Bot faça parte de um grupo, para poder assim mandar notificação no grupo e todos os membros do grupo ficarem sabendo, basta convidar o bot para fazer parte do seu grupo.

Configurações do GateKeeper

Tempo de notificação (em minutos)
Tempo que o dispositivo irá aguardar até mandar o alerta de “portão aberto”
Tempo de Soneca (snooze) (minutos)
Quando o modo Soneca for ativado, o dispositivo irá esperar pelo tempo configurado para só então passar a enviar mensagem novamente.
Notificar em todas as mudanças de estado (abertura/fechamento) ?
Caso deseje que o dispositivo envie todas as alterações de estado (Sempre que o portão abrir ou fechar)

Configurações do MQTT

MQTT server:
IP do servidor MQTT
MQTT user:
Usuário para se conectar ao servidor MQTT *opcional
MQTT password:
Senha para se conectar ao servidor MQTT *opcional

Fluxo de Notificações

Vamos simular 3 estados do nosso portão e como o controle funciona sendo:

  • 1 - Quando o portão está aberto e é fechado
  • 2 - Quando o portão permanece aberto aberto (com ou sem a função soneca ativado)
  • 3 - Quando será enviado notificação para todas as alterações de estado do portão

Você no controle